O ACE Pilot é o único projeto do AeroTéc em que os colaboradores aprendem a pilotar os aeromodelos que desenvolvem. Foi criado em outubro de 2019 e atualmente conta com 6 membros e 3 aviões treinadores.
O projeto está organizado por equipas. Os membros podem integrar mais do que uma.
Equipa responsável por projetar, construir e reparar a frota de aeromodelos do projeto. É a que passa mais tempo no laboratório.
Tem também como objetivos estudar novas técnicas de construção e aumentar a variedade de configurações da nossa frota. Possíveis futuros projetos incluem asas voadoras, hidroaviões, planadores e biplanos.
É constituida por todos os membros do projeto que almejam aprender a telepilotar ou melhorar as suas habilidades de voo. São também responsáveis por gravar e fotografar as sessões de voo.
Os primeiros passos são a familiarização com a perspetiva em "terceira" pessoa, a aprendizagem de boas práticas e de manobras básicas num simulador de voo como o Flying Model Simulator, que também é bom para "desenferrujar" após hiatos. Com algumas horas de simulador já é seguro experimentar aviões treinadores de 3 canais (propulsão, leme direção e leme de profundidade), estáveis e dóceis como o Treinador 0. Posteriormente volta-se ao simulador para estudar e praticar o leque de manobras que os aviões de 4 canais (com ailerons) desbloqueiam antes de voar modelos como o Cub.
É a equipa que gere a imagem do projeto nas redes sociais, que edita os vídeos e posts do trabalho desenvolvido. Estão também encarregues da promoção do projeto pela comunidade do técnico e mais além.
Foi Treinador 0 (T0) o avião que começou o projeto. Desenvolvido em junho de 2019, é um aeromodelo treinador de 3 canais (propulsão, leme direção e leme de profundidade) com poliedro, configuração pusher e uma baixa carga alar, que o torna vagaroso. Apesar disso mantém-se manobrável a baixas velocidades graças ao propwash sobre a cauda. Os principais materiais utilizados são espuma XPS de isolamento (roofmate), espuma K-Line (foamboard), um tubo de alumínio como tail boom e uma longarina parcial de madeira. Houve um período de tempo em que esteve equipado com flutuadores de hidroavião, contudo revelou-se pouco funcional nessa configuração. Já sofreu dezenas de acidentes, mas continua operacional.
O Treinador 1 (T1) tem uma configuração semelhante à do T0. Construido em outubro de 2019 com a meta de ser um treinador de 3 canais mais resiliente, a principal diferença visual é a fuselagem e cauda fortalecidas, a configuração twin boom e a asa menos alongada, que mantém uma área similar à do seu antecessor. Acabou por se tornar demasiado pesado para o sistema de propulsão e área alar que possui, razões pelas quais é mais difícil de pilotar do que o T0. De momento necessita de reparações e de modificações.
O Cub é baseado no famoso Piper J-3 Cub, a uma escala 1:8 e com a fuselagem modificada. É o primeiro aeromodelo de 4 canais (ailerons) e com trem de aterragem do projeto. A asa e a fuselagem foram cortadas em roofmate e a cauda em K-Line. Atualmente precisa de ligeiras reparações.