UAV - Alameda Research Team


O UAV-ART tem como objetivo conceber um sistema de controlo para uma aeronave de asa fixa. A equipa está dividida em dois grandes grupos: um responsável pelo desenvolvimento de uma aeronave de raiz e outro especializada no planeamento do sistema de controlo, baseado num Raspberry Pi. O objetivo que estabelecemos é a capacidade de a aeronave navegar, autonomamente, por waypoints predefinidos.

Para mais informações contacta-nos através de uav.art@aerotec.tecnico.ulisboa.pt.

Equipas:

A equipa de Estruturas e Aerodinâmica é responsável pelo desenvolvimento da componente física da aeronave. Tal inclui um dimensionamento inicial, análises aerodinâmicas e estruturais e modelação 3D, mas também uma parte prática de construção de aeromodelos, onde se destaca a pesquisa e aplicação de métodos de fabrico e maquinação.

A equipa de Controlo é responsável pelo estudo de estratégias de controlo de navegação de aeronaves e pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento, em ambiente de simulação, do controlador de voo. Para além disso, a equipa está também encarregue pelo tratamento de dados obtidos através de testes de voo.

Desde a implementação do autopilot até à concretização do path following, a equipa tem conseguido atingir os objetivos propostos com sucesso, necessitando agora de novos elementos motivados para chegar ainda mais longe.

A equipa de Sistemas é responsável por testar e implementar todos os circuitos eletrónicos no aeromodelo, bem como o software a correr no computador de bordo (Raspberry Pi). Além disso, neste semestre, vamos expandir o foco da equipa e realizar uma ground station que sirva de interface para controlar e monotorizar remotamente o aeromodelo durante o voo.

Com foco no futuro do projeto, a equipa de Visão tem como propósito obter dados para a navegação e controlo do veículo, a partir do processamento de imagem e visão computacional. A equipa também é responsável pela implementação da câmara e outros equipamentos para a aquisição de informações visuais. Atualmente, a equipa desenvolve técnicas de aterragem autónoma com base em dados de visão, através de marcadores fiduciários e fluxo ótico.

A equipa de Marketing tem como principal objetivo promover o projeto quer seja no curso e no IST, tal como na comunidade científica. Deste modo, a equipa tem como responsabilidades editar e publicar fotos/vídeos relativos ao projeto nas redes sociais do núcleo, obter financiamento através de patrocínios com empresas do setor aeroespacial e desenvolver a página do UAV-ART no Website do AeroTéc.

Newsletters



Avanços nas equipas


Visão - Marcadores fiduciários (ArUco e STag) e fluxo ótico com deteção do algoritmo de Lucas-Kanade;

Estruturas e Aerodinâmica - Análises aerodinâmicas em XFLR5 e análises estruturais em ANSYS ao aeromodelo de testes X-Plane;

Controlo - Estimação de ângulos aerodinâmicos através de um Extended Kalman Filter;

Sistemas - Testagem e interligação dos componentes eletrónicos necessários para o controlo dos servo-motores por intermédio de um Adafruit;


Download

Newsletters Anteriores


Dezembro 2020

Recrutamento do UAV-ART

Download

Outubro 2020

Apresentação do projeto

Download

Subscrever


Dá-nos o teu email para seres o primeiro a receber novas edições da newsletter.

Subscrever

UAV-P1


Parceiros


Contactos


Pode entrar em contacto connosco através de:

Facebook

Instagram

aerotec@tecnico.ulisboa.pt

LinkedIn

Youtube